Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gomphrena centrota E.Holzh. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: B1ab(i,iii)

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, restrita ao Estado do Mato Grosso do Sul, com ocorrência no município de Corumbá. Apresenta EOO menor do que 5.000 km² e ocorre em menos de cinco localidades, que foram consideradas como situações de ameaça distintas. A perda de habitat e a mineração na Serra do Urucum (MS) são ameaças que implicam em declínio contínuo de extensão de ocorrência e qualidade de habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gomphrena centrota E.Holzh.;

Família: Amaranthaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita originalmente na obra Mitt. Bot. Staats. 14-15: 188- 189 em 1955 por E. Holzh (Siqueira, 2002). Caracterizada pelas folhas subcoriáceas, fasciculadas a semi-amplexicaules (Siqueira; Nogueira 1992; Siqueira et al., 2009), pode ser diferenciada das demais espécies do gênero sobretudo pelo caule decumbente e pelas folhas fasciculadas e espinescentes (Siqueira, 1991; Siqueira; Nogueira, 1992).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Mato Grosso (Marchioretto et al., 2012). Siqueira (1991; 2009) indica a ocorrência deste táxon apenas para o Estado do Mato Grosso do Sul, município de Corumbá - MS, na Serra do Urucum. Foi considerada "Rara", de acordo com os critérios de raridade adotados por Giulietti et al. (2009) (Siqueira et al., 2009).

Ecologia

Planta herbácea a subarbustiva, ocorrendo em ambientes úmidos e pedregosos. De acordo com dados na ficha do material-tipo da espécie, G. centrota foi encontrada em associações com bromeliáceas (Dyckia sp.) e Cactaceae (Siqueira, 1991; 2009). Foi registrada em também em bancadas lateríticas (afloramentos rochosos ferríferos) em florestas semidecíduas associadas ao domínio fitogeográfico Pantanal (Biodiversitas, 2005).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes As subpopulações de G. centrota vêm sofrendo drasticamente com a perda e degradação de seu habitat, além dos impactos causados pelo uso intensivo de seu substrato. Sua ocorrência restrita em áreas sujeitas a pressões antrópicas ameaçam a integridade das subpopulações (Biodiversitas, 2005).

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região de sua ocorrência abriga uma das maiores reservas de minério de ferro do país (bancadas lateríticas do maciço Serra do Urucum, MS), portanto, toda a biota associada a esses ambientes está sendo drasticamente ameaçada (Takahasi, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo considerada, portanto "Deficiente de dados" (DD).

Referências

- JOSAFÁ CARLOS DE SIQUEIRA. O gênero Gomphrena L. (Amaranthaceae) no Brasil. Campinas - SP: Universidade Estadual de Campinas, 1991.

- ADRIANA TAKAHASHI. Ecologia da vegetação em bancadas lateriticas em Corumbá, MS. Tese de Doutorado. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2010.

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.

- SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae. São Paulo, SP: FAPESP, 2002.

- SIQUEIRA, A.C.M.F.; NOGUEIRA, J.C.B. Essências brasileiras e sua conservação genética no Instituto Florestal de São Paulo. Instituto Florestal, 1992.

- SIQUEIRA, A. D. S.; ARAÚJO, G. M. D.; SCHIAVINI, I. Estrutura do componente arbóreo e características edáficas de dois fragmentos de floresta estacional decidual no vale do rio Araguari, MG, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 23, n. 1, p. 10-21, 2009.

Como citar

CNCFlora. Gomphrena centrota in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gomphrena centrota>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41